terça-feira, 28 de junho de 2011
Galeria de arte
Essa foi a nossa primeira maquete feita com medidas reais. A proposta era de se fazer uma galeria de arte para exposição de trabalhos realizados na UFAM. O bloco suspenso mostra uma necessidade minha de manter um ambiente aberto onde a natureza possa invadir parte do museu.
Ela foi escolhida para fazer parte da exposição de arquitetura e urbanismo da ufam em outubro, da qual eu participo como coordenadora do suporte físico. Muito trabalho, mas vale muito a pena ver o reconhecimento das pessoas.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Artes do ICHL
O Instituto de ciências humanas e letras (ICHL), é conhecido como o bloco mais divertido da UFAM, isso porque estão concentrados por lá os cursos de filosofia, artes plásticas, designer entre outros. Sempre encontramos por lá malabaristas, músicos, artistas e etc. Nada melhor do que divulgar um pouquinho do trabalho deles. Lá eles desenham nas paredes, colam desenhos com uma cola que acho que se chama lembe lembe, entre outros. É onde o nada vira arte, e Arquitetura, não é nada mais além do que isso.
Medidas
Um treino básico de percepção de espaço. Agora temos uma nova “amiga”, a trena!Ela irá nos acompanhar por todos os lugares. A partir de agora, só medidas reais, escalas, maquetes, plantas...Podemos sentir as medidas de forma real ou artificial.O NEUFERT
(o artificial) é um livro que trás todas as medidas que nós arquitetos precisamos, mas não há nada melhor do que “sentir”, a prática deve ser exercitada (o real), o livro não pode ser adotado como dicionário.
terça-feira, 7 de junho de 2011
O primeiro contato
Aqui estão alguns trabalhos feitos nas aulas de Expressão I- Desenho de observação. O objetivo da aula é despertar nos alunos um interesse maior ao desenho. É uma disciplina gostosa, porém muito trabalhosa, não é tão simples assim, por detrás de cada rabisco, há um conceito a ser utilizado. O uso de borrachas é proibido, não se pode apagar o que já foi feito, somos treinados desde cedo a apenas concertar. Muitos trabalhos, pouco tempo para a entrega, erros, falta de material, desenhos desengonçados...Tudo isso faz parte da vida de um arquiteto. O primeiro semestre é basicamente atividades de plástica, mas a partir de agora, vamos projetar de verdade (sorriso estampado na cara). Vou fazer arquitetura!
Aquarela
Material utilizado
Papel artistico A4
Pincel n° 14
Lápis de cor aquarelável
Aguadaaa!!! Pena que eu pintei a segunda camada quando a outra não estava completamente seca, se não o efeito ia ficar bem melhor..^^
Papel amassado
Material utilizado
papel levemente amassado
Papel Canson A3
Lápis 2 e 4B
Um belo dia, um jovem rapaz, sozinho, solteiro e DESOCUPADO, amassou um papel para jogá-lo no lixo, um ser ecologicamente correto. Mas não, antes teve a BRILHANTE ideia de desenhá-lo. Alguém achou esse papel desenhado e disse: “Cara, você é um gênio, vamos usar essa sua arte na grade curricular de Arquitetura e Urbanismo!!”. Enfim, MEU CARMA!! Essa com certeza foi a PIOR atividade que alguém poderia fazer.
Papel envolvendo um objeto
Material utilizado:
Papel Layout A3
Lápis 2B
Não satisfeitos em desenhar o papel amassado, resolveram embrulha-lo em um objeto...
Ovos sombreados
Material utilizado
Papel canson A3
Lápis 2 e 4B
3 ovos
Esses são exemplos de sombreamentos em objetos monocromáticos.Nos livramos de fazer a mesma atividade usando a aguada (pintura em aquarela), nada pior que sombrear com água colorida :)
A atividade mostra o sombreamento de ovos em grafite e com o lápis de cor.
sábado, 4 de junho de 2011
Objetos em negativo
Material utilizado
Papel dupla face preto
Lápis de cor branco
Já estou craque em desenhar xícaras, é o único objeto que uso nessas atividades...(hehe..). Foi usado o mesmo efeito dos cubos, papel preto e lápis de cor branco. Antes que perguntem, não errei a cor do papel, a atividade dos cubos foi feita no papel vermelho, assim como alguns outros.O importante eras alcançar as tonalidades da luz incidente no objeto. O papel preto é o melhor para se usar, mas nada impede de desenhá-lo sob o azul, o laranja ou qualquer outra cor exceto amarelo, lógico!
Maquetes
Material utilizado
Papel cartão preto
Cola quente
Para a Mácia, um peixe, mas essa não era a intenção. Isso é até legal que aconteça, a arquitetura funciona dessa maneira, o arquiteto projeta o espaço, mas quem da funcionalidade a ele é o dono. Outro monumento, mas dessa vez, ele supostamente iria alojar um parque. Unidades intercaladas que formam paredes que quando sobrepostas, geram visualmente uma forma tridimensional.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Cubos
Material utilizado
Papel dupla face preto
Lápis branco
Essa não foi a atividade mais cansativa, mas a mais chatinha, com certeza. É o contrário do que se faz no sombreamento comum, mas nesse caso deve-se dar ênfase a parte iluminada do objeto, a que receberá mais forte o traçado. Confunde um pouco, mas depois de algumas tentativas, acaba se pegando o jeito.
Objetos monocromáticos sombreados (sombra colorida)
Material
Papel canson A3
Lápis de cor magenta, amarelo e azul
Objeto branco
Desenho e sombreamento de um objeto branco.Apesar de não saber sombrear, gostei do efeito da caneca, dei o meu melhor, mas mesmo assim, não foi o suficiente, é muito ruim não poder apagar o que já foi feito, e sim apenas concertar, mas é isso que eu vou ter que aprender a fazer de agora em diante.
Dobraduras coloridas
Material
Lápis magenta e azul
Papel layout A3
Odeio sombrear objetos, aqui podemos ver as diferentes tonalidades intercaladas. Não tem coisa mais chata que isso, nunca sai certo, incrível!
Dobraduras em preto e branco
Material
Papel layout A3
Lápis 8B
Desenhar dobraduras é fácil, o que me diz de sombrear?Algo em mim me impede de sombrear objetos, desde as aulas de artes do ensino médio.Aqui vimos as escalas de cinza e o sombreamento de duas dobraduras. Eu disse que estava melhorando não é...HAHAHA EU MENTI!!
Esfuminho
Material
Papel canson A3
Lápis 2B E 4B
Sempre me considerei incapaz de desenhar sombras, ela sempre foi vista como um carma, e confesso que isso também acontece nos dias de hoje. Com o passar de mil exercícios, percebo que estou melhorando (percebam que isso é o meu “estou melhorando”, imagine só como era antes).
sábado, 21 de maio de 2011
Aquarela
Material
Lápis aquarela azul, magenta e amarelo
Godê
Pincel tigre de marca 1421-6
Pincel pelo de pônei 2851-1
Papel artístico 400g
Nada mais gostoso como mexer com aquarela. A mistura de cores é fantástica (TUDO DE COR PRA VOCÊ).O primeiro quadro ela está em degrade de amarelo e azul, a segunda também em degrade de amarelo e magenta, a terceira, pontilhismo com magenta e azul e o quarto, sobreposições de cores, 3/3 de magenta com azul, 2/3 de magenta com amarelo e 1/3 de azul. Me sinto um pintor com meu godê. HIHIHI
Traçados variados
Material
Papel canson A3
Lápis de cor magenta, azul e amarelo
Eu particularmente adoro trabalhar com lápis de cor, a mistura de cores encanta e alegra qualquer desenho.O primeiro quadrado está colorido num leve degrade sob o traçado à 45 graus, o segundo sob o traçado paralelo ,o terceiro e um exemplo de traçado de linhas intercaladas e o quarto, a mesma atividade do terceiro, porém em degrade. A atividade anterior se repete agora com tons escuros.A novidade está no uso da caneta nanquim que é muito gostosa de usar, apesar de difícil. Sabe quando sua Bic começa a falhar? Sua primeira reação é sacudi-la até a tinta sair. NUNCA faça isso com uma nanquim, a tinta dela é bem mais ralinha e você pode manchar suas coisas e a mesa, ou melhor, eu suponho que isso aconteça. Eu?Haha, eu nunca fiz isso com uma nanquim, imagina!
Contorno de figuras tridimensionais (dobraduras)
Papel para dobradura
Papel layout A3
Lápis 4B
Para a prof. Vládia, “Construção do traçado de figuras (dobras e limites de planos sobrepostos a outra superfície) a partir de modelos abstratos tridimensionais em pontos de vista diversificados” , para mim, faça uma dobradura e desenhe em quatro ângulos diferentes.
Traçado paralelo
Material
Papel layout A3
Lápis 6B
Objetos
O trabalho consiste em desenhar apenas o que é visto como fundo, num esquema de retas paralelas, tomando cuidado com as delimitações dos objetos inseridos na figura.Acredite, tudo isso se torna mais difícil sem o uso de régua ou borracha.Somam-se 4 desenhos
Reproduções
Material
Papel canson A3
Lápis 2B,6B e 8B
O trabalho mais exaustivo até agora, nosso primeiro grande teste de coordenação motora. A técnica consiste em reproduzir o desenho acima sem o uso de régua ou qualquer outro material que possa ser usado como medida, com exceção do próprio olho.O uso de borracha era quase que mínimo , mas não tem como evitar. Viram como o treino de traçado é importante?
Noção de espaço
Material
Papel layout A3
Lápis 4B
Essa atividade foi um treino quanto a noção de espaço, o mais divertido por sinal.Colocamos um papel A4 com desenhos do Niemeyer por baixo do nosso papel A3 deixando uma pontinha de 2 cm aparecendo.Sem olhar o restante da figura, desenhamos aquilo que nos era permitido, aos poucos, levantávamos o papel e desenhávamos mais um pedaço, até concluir a figura, e como não se podia voltar ou apagar, concertávamos os erros que apareciam no ato do desenho.
Tabela de cores
Material utilizado:
Papel canson
Lápis de cor magenta, azul e amarelo
Lápis 2 B
Depois de pronta, realmente ela fica muito bonita, mas ninguém faz ideia do quanto demora para se fazer uma tabela de variações tonais. Tudo se torna mais difícil quando se usa apenas as cores primárias. Minha maior preocupação era manter as variações tonais entre as colunas e as linhas, mas no final, deu tudo certo.
Círculo cromático
Material utilizado:
Papel layout A3
Lápis de cor magenta, azul e amarelo
Que atire a primeira pedra quem conseguiu fazer um CÍRCULO cromático melhor que o meu.Acidentes acontecem, já deixei bem claro que não podemos usar muito a borracha.Aqui podemos ver a interação entre as cores primárias e suas tonalidades. Quanto ao CÍRCULO, eu dei o melhor de mim.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Traçado à 45 graus
Material
Papel Canson A3
Lápis 8B
Lápis de cor azul e magenta
Apesar de parecer simples, o traçado à 45 graus é muito utilizado como preenchimento. Consiste em riscar uma superfície na diagonal, deixando as bordas mais claras e o núcleo mais evidente.Mais que qualquer outra coisa, é uma terapia , acalma que é uma beleza.
Assinar:
Postagens (Atom)