sábado, 21 de maio de 2011

Aquarela







Material
Lápis aquarela azul, magenta e amarelo
Godê
Pincel tigre de marca 1421-6
Pincel pelo de pônei 2851-1
Papel artístico 400g







Nada mais gostoso como mexer com aquarela. A mistura de cores é fantástica (TUDO DE COR PRA VOCÊ).O primeiro quadro ela está em degrade de amarelo e azul, a segunda também em degrade de amarelo e magenta, a terceira, pontilhismo com magenta e azul e o quarto, sobreposições de cores, 3/3 de magenta com azul, 2/3 de magenta com amarelo e 1/3 de azul. Me sinto um pintor com meu godê. HIHIHI

Traçados variados





Material
Papel canson A3
Lápis de cor magenta, azul e amarelo



Eu particularmente adoro trabalhar com lápis de cor, a mistura de cores encanta e alegra qualquer desenho.O primeiro quadrado  está colorido num leve degrade sob o traçado à 45 graus, o segundo sob o traçado paralelo ,o terceiro e um exemplo de traçado de linhas intercaladas e o quarto, a mesma atividade do terceiro, porém  em degrade. A atividade anterior se repete agora com tons escuros.A novidade está no uso da caneta nanquim que é muito gostosa de usar, apesar de difícil. Sabe quando sua Bic começa a falhar? Sua primeira reação é sacudi-la até a tinta sair. NUNCA faça isso com uma nanquim, a tinta dela é bem mais ralinha e você pode manchar suas coisas e a mesa, ou melhor, eu suponho que isso aconteça. Eu?Haha, eu nunca fiz isso com uma nanquim, imagina!

Contorno de figuras tridimensionais (dobraduras)





Papel para dobradura
Papel layout A3
Lápis 4B


Para a prof. Vládia, “Construção do traçado de figuras (dobras e limites de planos sobrepostos a outra superfície) a partir de modelos abstratos tridimensionais em pontos de vista diversificados” , para mim, faça uma dobradura e desenhe em quatro ângulos diferentes.

Traçado paralelo






Material
Papel layout A3
Lápis 6B
Objetos


O trabalho consiste em desenhar apenas o que é visto como fundo, num esquema de retas paralelas, tomando cuidado com as delimitações dos objetos inseridos na figura.Acredite, tudo isso se torna mais difícil sem o uso de régua ou borracha.Somam-se 4 desenhos

Reproduções






Material
Papel canson A3
Lápis 2B,6B e 8B


 
O trabalho mais exaustivo até agora, nosso primeiro grande teste de coordenação motora. A técnica consiste em reproduzir o desenho acima sem o uso de régua ou qualquer outro material que possa ser usado como medida, com exceção do próprio olho.O uso de borracha era quase que mínimo , mas não tem como evitar. Viram como o treino de traçado  é importante?

Noção de espaço





Material
Papel  layout A3
Lápis 4B



Essa atividade foi um treino quanto a noção de espaço, o mais divertido por sinal.Colocamos um papel A4 com desenhos do Niemeyer  por baixo do nosso papel A3 deixando uma pontinha de 2 cm aparecendo.Sem olhar o restante da figura, desenhamos aquilo que nos era permitido, aos poucos, levantávamos o papel e desenhávamos mais um pedaço, até concluir a figura, e como não se podia voltar ou apagar, concertávamos os erros que apareciam no ato do desenho.

Tabela de cores




Material utilizado:
Papel canson
Lápis de cor magenta, azul e amarelo
Lápis 2 B


Depois de pronta, realmente ela fica muito bonita, mas ninguém faz ideia do quanto demora para se fazer uma tabela de variações  tonais. Tudo se torna mais difícil quando se usa apenas as cores primárias.  Minha maior preocupação era manter as variações tonais entre as colunas e as linhas, mas no final, deu tudo certo.

Círculo cromático




Material utilizado:
Papel layout A3
Lápis de cor magenta, azul e amarelo



Que atire a primeira pedra quem conseguiu fazer um CÍRCULO  cromático melhor que o meu.Acidentes acontecem, já deixei bem claro que não podemos usar muito a borracha.Aqui podemos ver a interação entre as cores primárias e suas tonalidades. Quanto ao CÍRCULO, eu dei o melhor de mim.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Traçado à 45 graus


Material
Papel Canson A3
Lápis 8B
Lápis de cor azul e magenta


Apesar de parecer simples, o traçado à 45 graus é muito utilizado  como preenchimento. Consiste em riscar uma superfície  na diagonal, deixando as bordas mais claras e o núcleo mais evidente.Mais que qualquer outra coisa, é uma terapia , acalma que é uma beleza.

Maquete





Material
Papel paraná
Estilete
Cola quente    
Lixa




Planos que, quando sobrepostos um ao outro, dão origem a uma figura tridimensional. Mais conhecida como castigo, essa foi nossa primeira maquete. A intenção era criar um monumento que supostamente iríamos  projetar para a UFAM.  O papel era extremamente duro  e cortar-lo era praticamente  impossível. Apesar de tantos problemas de confecção, gostei do resultado.

Mosaico





Material:
Papel Canson A3
Papel dupla face preto
Estilete
Cola bastão




Partindo de figuras geométricas tais como círculos, quadrados e triângulos, deveríamos montar a partir de um módulo a ser definido, um conjunto de figuras bidimensionais agrupados e interligados entre si.
A minha falta de coordenação motora influenciou bastante o resultado final do trabalho, mas o que se pode esperar de alguém que faz o trabalho em processo de mudança?

Treino de traçado






Material:
Papel layout A3
Lápis 8B


Esse foi nosso primeiro trabalho, um treino de traçado para deixá-lo mais  firme e seguro, e abandonar de vez aqueles rabiscos de quem não tem segurança para desenhar a mão livre. Não usamos régua em nenhuma atividade, a borracha também é proibida, mas não tem como evitar.As fotos mostram 3 exercícios , cada um foi feito  3 vezes frente e verso nas folhas tamanho A3.