terça-feira, 28 de junho de 2011

Galeria de arte









Essa foi a nossa primeira maquete feita com medidas reais. A proposta era de se fazer uma galeria de arte para exposição de trabalhos realizados na UFAM. O bloco suspenso mostra uma necessidade minha de manter um ambiente aberto onde a natureza possa invadir parte do museu.
Ela foi escolhida para fazer parte da exposição de arquitetura e urbanismo da ufam
em outubro, da qual eu participo como coordenadora do suporte físico. Muito trabalho, mas vale muito a pena ver o reconhecimento das pessoas.
 

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Artes do ICHL












O Instituto de ciências humanas e letras (ICHL), é conhecido como o bloco mais divertido da UFAM, isso porque estão concentrados por lá os cursos de filosofia, artes plásticas, designer entre outros. Sempre encontramos por lá malabaristas, músicos, artistas e etc. Nada melhor do que divulgar um pouquinho do trabalho deles. Lá eles desenham nas paredes, colam desenhos com uma cola que acho que se chama lembe lembe, entre outros. É onde o nada vira arte, e  Arquitetura, não é nada mais além do que isso.

Medidas










Um treino básico de percepção de espaço. Agora temos uma nova “amiga”, a trena!Ela irá nos acompanhar por todos os lugares. A partir de agora, só medidas reais, escalas, maquetes, plantas...Podemos sentir as medidas de forma real ou artificial.O NEUFERT
(o artificial) é um livro que trás todas as medidas que nós arquitetos precisamos, mas não há nada melhor do que “sentir”, a prática deve ser exercitada (o real), o livro não pode ser adotado como dicionário.

Fotografias

















Aqui estão alguns exemplos de fotos tiradas durante as aulas de fotografias.

terça-feira, 7 de junho de 2011

O primeiro contato










Aqui estão alguns trabalhos feitos nas aulas de Expressão I- Desenho de observação. O objetivo da aula é despertar nos alunos um interesse maior ao desenho. É uma disciplina gostosa, porém muito trabalhosa, não é tão simples assim, por detrás de cada rabisco, há um conceito a ser utilizado. O uso de borrachas é proibido, não se pode apagar o que já foi feito, somos treinados desde cedo a apenas concertar. Muitos trabalhos, pouco tempo para a entrega, erros, falta de material, desenhos desengonçados...Tudo isso faz parte da vida de um arquiteto. O primeiro semestre é basicamente atividades de plástica, mas a partir de agora, vamos projetar de verdade (sorriso estampado na cara). Vou fazer arquitetura!

Aquarela

Material utilizado
Papel artistico A4
Pincel n° 14
Lápis de cor aquarelável




Aguadaaa!!! Pena que eu pintei a segunda camada quando a outra não estava completamente seca, se não o efeito ia ficar bem melhor..^^

Papel amassado




Material utilizado
papel levemente amassado
Papel Canson A3
Lápis 2 e 4B



Um belo dia, um jovem rapaz, sozinho, solteiro e DESOCUPADO, amassou um papel para jogá-lo no lixo, um ser ecologicamente correto. Mas não, antes teve a BRILHANTE ideia de desenhá-lo. Alguém achou esse papel desenhado e disse: “Cara, você é um gênio, vamos usar essa sua arte na grade curricular de Arquitetura e Urbanismo!!”. Enfim, MEU CARMA!! Essa com certeza foi a PIOR atividade que alguém poderia fazer.

Papel envolvendo um objeto




Material utilizado:
Papel Layout A3
Lápis 2B

Não satisfeitos em desenhar o papel amassado, resolveram embrulha-lo em um objeto...

Panário





Material utilizado:
Pano
papel layout A3
Lápis 2B

Porque desenhar panos??Porqueee???

Ovos sombreados





Material utilizado


Papel canson A3
Lápis 2 e 4B
3 ovos






Esses são exemplos de sombreamentos em objetos monocromáticos.Nos livramos de fazer a mesma atividade usando a aguada (pintura em aquarela), nada pior que sombrear com água colorida :)
A atividade mostra o sombreamento de ovos em grafite e com o lápis de cor.

sábado, 4 de junho de 2011

Objetos em negativo




Material utilizado
Papel dupla face preto
Lápis de cor branco



Já estou craque em desenhar xícaras, é o único objeto que uso nessas atividades...(hehe..). Foi usado o mesmo efeito dos cubos, papel preto e lápis de cor branco. Antes que perguntem, não errei a cor do papel, a atividade dos cubos foi feita no papel vermelho, assim como alguns outros.O importante eras alcançar as tonalidades da luz incidente no objeto. O papel preto é o melhor para se usar, mas nada impede de desenhá-lo sob o azul, o laranja ou qualquer outra cor exceto amarelo, lógico!

Maquetes



Material utilizado
Papel cartão preto
Cola quente



         Para a Mácia, um peixe, mas essa não era a intenção. Isso é até legal que aconteça, a arquitetura funciona dessa maneira, o arquiteto projeta o espaço, mas quem da funcionalidade a ele é o dono. Outro monumento, mas dessa vez, ele supostamente iria alojar um parque. Unidades intercaladas que formam paredes que quando sobrepostas, geram visualmente uma forma tridimensional.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cubos






Material utilizado
Papel dupla face preto
Lápis branco


Essa não foi a atividade mais cansativa, mas a mais chatinha, com certeza. É o contrário do que se faz no sombreamento comum, mas nesse caso deve-se dar ênfase a parte iluminada do objeto, a que receberá mais forte o traçado. Confunde um pouco, mas depois de algumas tentativas, acaba se pegando o jeito.

Objetos monocromáticos sombreados (sombra colorida)





Material
Papel canson A3
Lápis de cor magenta, amarelo e azul
Objeto branco



Desenho e sombreamento de um objeto branco.Apesar de não saber sombrear, gostei do efeito da caneca, dei o meu melhor, mas mesmo assim, não foi o suficiente, é muito ruim não poder apagar o que já foi feito, e sim apenas concertar, mas é isso que eu vou ter que aprender a fazer de agora em diante.

Dobraduras coloridas





Material
Lápis magenta e azul
Papel layout A3



Odeio sombrear objetos, aqui podemos ver as diferentes tonalidades  intercaladas. Não tem coisa mais chata que isso, nunca sai certo, incrível!

Dobraduras em preto e branco





Material
Papel layout A3
Lápis 8B


Desenhar dobraduras é fácil, o que me diz de sombrear?Algo em mim me impede de sombrear objetos, desde as aulas de artes do ensino médio.Aqui vimos as escalas de cinza e o sombreamento de duas dobraduras. Eu disse que estava melhorando não é...HAHAHA EU MENTI!!

Esfuminho





Material
Papel canson A3
Lápis 2B E 4B


Sempre me considerei incapaz de desenhar sombras, ela sempre foi vista como um carma, e confesso que isso também acontece nos dias de hoje. Com o passar de mil exercícios, percebo que estou melhorando (percebam que isso é o meu “estou melhorando”, imagine só como era antes).